Motivos da evasão na EaD

Cíntia

A evasão ocorre quando o aluno, por algum motivo, não conclui o curso. Isto pode acontecer por diversas razões. Mas, o que podemos fazer na tentativa de diminuir a evasão?

Esta questão constitui um sério problema para todas as instituições de ensino, seja na modalidade presencial ou a distância, pois representa prejuízos. Além disso, pode ser indício de um problema  de gestão ou até mesmo pedagógico.

Na EaD, os dados estatísticos indicam que a evasão média no Brasil está na faixa de 11% a 25% (CENSO EAD, 2017), e estudos buscam entender melhor este fenômeno para que se possa agir sobre ele.

Os motivos mais frequentes relatados em pesquisas relacionam  com finanças, falta de tempo (como saúde, casamento, filhos, trabalho), distância pedagógica, falta de identidade com o curso ou mesmo com a Educação a Distância.

Por estas razões é importante que os profissionais que trabalham com a modalidade, busquem zelar pela qualidade de interação com os alunos (tempo de resposta, qualidade das respostas, manter contato frequente), assim como pensar e desenvolver os materiais do curso tendo em vista o perfil de aluno do curso.

Assim, a qualidade do nosso trabalho e do material didático podem influenciar na motivação e no aprendizado dos alunos, e ser definitivo na decisão em persistir ou evadir.

Cabe aos estudantes  se organizarem na sua rotina de estudos, pois a EaD não é mais fácil que a modalidade presencial, ela requer dedicação e disciplina.

Se você quiser saber mais sobre os motivos da evasão na EaD, acompanhe o blog da Designa.

Até o próximo texto!

Referência

CENSO EAD.BR: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016.  ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: <http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf>. Acesso em: 11 out. 2017.

Sobre a autora

Francisca Kaneoya

Mestranda em Administração, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Bacharel em Administração Empresarial e Hotelaria. Atua na área da Educação a Distância desde 2012, atualmente desenvolve atividades como tutora e designer instrucional.