Organização e disciplina: competências fundamentais do DI

Cíntia

Organização e disciplina são requisitos básicos para o sucesso profissional e pessoal. Enquanto a organização é colocar em ordem, disciplina tem a ver com obediência às regras, autocontrole. Em primeiro lugar, acreditamos que organização e disciplina são essenciais para atingir os objetivos e ter sucesso.

Em segundo lugar, de nada adianta se um bom Designer Instrucional (DI) tem uma grande habilidade textual com ótimas formações e experiências para atuar em projetos na área, se na prática ele não tiver os requisitos de um profissional organizado e disciplinado.

Mas, o que caracteriza uma pessoa organizada e disciplinada?

São pessoas que têm características como: autocontrole, no sentido de ter capacidade de controlar as emoções e os desejos; e capacidade de autogestão. Outro fator é a produtividade, a qual acreditamos que constitui uma das melhores medidas para medir a performance organizacional de uma empresa. Inclusive foi fundamentada por Peter Drucker como um indicador para comparar a eficácia da gestão. Além disso, outras qualidades são: pontualidade, foco profissional, efetividade, prudência, persistência, facilidade para trabalhar com prazos e maior aproveitamento do tempo sem deixar as demandas pela metade.

Cenário ideal

Portanto, pessoas com essas características, atuando com uma coordenação com iguais competências, é o cenário ideal de boas condições de trabalho e, consequentemente, uma entrega de qualidade. Isso beneficiará não só a instituição contratante como, principalmente, os estudantes. Voltando ao nosso exemplo do profissional de DI, entendemos que quando há organização e disciplina, ele proporcionará uma melhor experiência de aprendizagem para os usuários.

Os maiores inimigos da indisciplina e da desorganização:
  • Procrastinação: é quando se adia uma ação. A pessoa que procrastina acaba se sentindo não produtiva, com sensação de culpa. Isso muitas vezes resulta em stress por não conseguir cumprir com os seus compromissos e suas responsabilidades.
  • Inconstância: é quando não se é perseverante ou persistente. As pessoas que procrastinam tendem a sofrer inconstante. Isso porque desconhecem o esforço e a paciência, pois não sabem lidar com a espera.
  • Improdutividade: é quando não se atinge o resultado esperado. A pessoa trabalha muito e produz pouco, ou seja, é improdutiva.

Pessoas organizadas geralmente entregam suas demandas no prazo, não deixam para fazer as coisas depois, não procrastinam. Os profissionais da equipe, que são organizados e disciplinados, são pessoas dedicadas e garantem o cumprimento do cronograma, bem como a satisfação do cliente.

Equipe multidisciplinar

Certamente, de nada adianta um DI ter as qualidades profissionais que se espera, se a equipe multidisciplinar não estiver em consonância com a organização, atrelada a seguir os prazos, na maioria das vezes curto. O DI, muitas vezes, quando ocupa uma posição de liderança no projeto, precisa, além de tudo o que já foi mencionado, ter capacidade de se comunicar com o usuário, o conteudista, o designer gráfico, o ilustrador e o revisor.

Isso significa que todos os atores do processo devem prezar por ações integradas. Como consequência trará um bom treinamento e comunicação entre os processos do fluxo. Da mesma forma, precisam estar abertos para mudanças de práticas organizacionais, quando necessárias. Em suma, isso  contribuíra para um mergulho na adaptação de um material mais adequado.

Até o próximo post!

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Designa Design Instrucional

Sobre a autora
Delma Cristiane Morari

Coordenadora de Projetos e Designer Educacional na Designa. Mestra em Arquitetura e Urbanismo, bacharel em Administração. Atua na área da Educação a Distância desde 2008. Atualmente desenvolve atividades na EaD como coordenadora de projetos, designer educacional e tutora.