MOOCs auxiliam no aprendizado?

Cíntia

Vamos refletir um pouco sobre os cursos on-lines abertos e massivos, os MOOCs – sigla da termo em inglês massive open online course.

Cursos gratuitos, na sua grande maioria, e que podem ser realizados por qualquer pessoa que tiver interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre um tema específico ou aprender algo novo .

Além disso, não possuem pré-requisitos e são acessíveis a quem tiver acesso à internet, por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Os MOOCs são massivos porque permitem a participação ativa de um grande número de pessoas (não há limite de inscrições) construindo uma grande rede de construção de conhecimentos.

São cursos realizados sem professores ou mediadores, onde os estudantes interagem entre si, se auto-organizam em função dos seus objetivos de aprendizagem; que podem ser certificados ou não.

Como sabemos, as tecnologias da informação e comunicação possuem inúmeras ferramentas que o estudante pode usar para desenvolver sua aprendizagem de acordo com seus interesses e ritmo, pode se comunicar, fazer exercícios, leituras, assistir vídeos, videoaulas.

Isto é, as novas tecnologias  têm auxiliado muito no processo da educação, são suas principais aliadas. Elas também, contribuem na autônomia, desempenhando um papel ativo do estudante nesse processo. 

É possível utilizar vários recursos para estudar, interagir com outras pessoas  e conhecimentos produzidos por elas, criando, assim, uma rede virtual de conhecimento, tornando o processo de aprendizagem mais significativo para o estudante.

Será que é possível um curso no qual não haja mediação, apenas uma ferramenta disponível para quem estiver interessado construir seu próprio conhecimento, garantir o ensino-aprendizagem?

Participe dessa discussão sobre os MOOCs e fique atento aos próximos textos no blog da Designa.

Sobre a autora

Delma Cristiane Morari


Mestra em Arquitetura e Urbanismo, bacharel em Administração. Atua na área da Educação a Distância desde 2008. Atualmente desenvolve atividades na EaD como coordenadora de projetos, designer educacional e tutora.