Já pensou como este recurso poderia contribuir para o aprendizado de seus estudantes? Podcast é como se fosse um programa de rádio, mas o ouvinte tem maior poder de escolha.
Você pode definir o tema de sua preferência e o assunto que quer ouvir ao escolher o canal. Faz os downloads e pode ouví-lo quando e onde quiser.
Agora que você já sabe como funciona este recurso, já imaginou adotá-lo em um curso?
Gravar podcasts para que os alunos possam ouvir enquanto fazem tarefas cotidianas, em qualquer lugar, poderia promover que o aluno tivesse mais momentos de estudos, e ele poderia nem perceber que está estudando.
Atenção: este aluno vai estar ouvindo o podcast, enquanto faz outra coisa. Assim como no post do m-learning, o podcast teria que ter em média de 20 minutos, sem conteúdo de aprendizado que exija muita concentração, as tais “pílulas” de conteúdo.
Tratar de conteúdos mais leves, com uma abordagem de reforço ou de complemento de algum outro material, quem sabe? Trazer prática ao conteúdo estudado em outra mídia e gerar questionamentos e reflexão sobre o mesmo. Caso ter um canal de podcast ainda é lhe parece uma realidade distante, que tal pesquisar os existentes e sugerir como material complementar no curso?
Atualmente podemos contar com uma variedade de recursos que, quando com propósitos claros e sendo bem combinados, podem trazer dinâmica e até interatividade para o processo estudo. Diversas outras formas criativas podem surgir para proporcionar facilidades e dinâmica para o aprendizado dos estudantes. Vamos que nos manter antenados e criativos!
Até o próximo post!
Para saber mais sobre como este recurso pode auxiliar em seu curso a distância entre em contato conosco.
Sobre a autora
Francisca Kaneoya
Mestranda em Administração, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Bacharel em Administração Empresarial e Hotelaria. Atua na área da Educação a Distância desde 2012, atualmente desenvolve atividades como tutora e designer instrucional.