No contexto atual, a pandemia – provocada pelo Covid-19 – exigiu novas metodologias na transição para do presencial para o remoto, nos materiais didáticos. Como resultado, o futuro híbrido presencial e à distância deu uma acelerada.
O principal desafio é compreender os materiais didáticos. No sentido de propor modificações atrativas, o objetivo é despertar e garantir o interesse do usuário. No meio de tanto acesso à tecnologia, é necessário criar novas possibilidade de conteúdos educacionais.
Os objetos de aprendizagem (recursos educacionais) estão cada vez mais inovadores. Isso acaba despertando a autonomia e a interação. Estão gerando novas formas de transmitir o conhecimento.
A educação e o treinamento online se utilizam de recursos tecnológicos para deixar o material mais dinâmico, atrativo. Sendo assim, irá estimular a aprendizagem a distância. Ao se inteirar com a realidade, demonstra que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas.
Algumas tecnologias utilizadas na EaD:
Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – Espaço online que facilita o gerenciamento de conteúdos de uma aula. Nele ocorre o processo de ensino e aprendizagem. É onde são facilitadas as trocas de informações, proporcionando a interatividade.
Videoaulas – Aulas gravadas distribuídas no meio audiovisual para o aluno assistir quando e quantas vezes quiser. Elas ficam armazenadas nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA).
Animações – O uso de animações tem sido imprescindível em disciplinas que precisam deste recurso. O objetivo é uma melhor compreensão de processos que, muitas vezes, não podem ser observados pelos alunos. Ideal para explicar conteúdos de difícil visualização.
Webconferências – Modalidade de aulas em tempo real, em que o professor está conectado pela internet e em uma plataforma virtual. Com os seus alunos cada um de sua casa, permite a comunicação sincrônica.
Podcasts – Arquivo de áudio digital com conteúdos que podem ser incorporados nos cursos EaD. Tem sido útil nos tempos atuais em que as pessoas podem ouvi-lo fazendo outras coisas como dirigindo ou cozinhando.
Storytelling – Recurso utilizado em aulas a distância. Por ele os professores podem criar histórias com personagens e situações para estimular a imaginação e o aprendizado de seus alunos.
E-books – As aulas online precisam disponibilizar do conteúdo para o aluno baixar e estudar posteriormente. Então, é preciso compactar tudo o que for utilizado da aula em uma apostila.
Infográfico – Recurso de comunicação que utiliza elementos visuais aliados a textos verbais, reduzidos e objetivos, para passar uma informação. Tem como finalidade chamar atenção do leitor e tornar a explicação de um determinado assunto mais clara e compreensiva.
Games – São cada vez mais utilizadas para simular ambientes virtuais para criar situações reais. Dessa f0rma, com eles é possível elevar os níveis de aprendizagem para além do teórico.
Simuladores – Ferramentas didáticas as quais têm demonstrado ser uma das principais soluções para a viabilização da oferta de cursos que necessitem de demonstrações e ensaios práticos
Com toda essa gama de recursos, apenas para citar alguns exemplos, percebe-se que um dos caminhos para inovar é estar atualizado com os novos recursos de tecnologia. As inovações tecnológicas proporcionam novas experiências de aprendizagem. É a tecnologia sendo usada a favor da educação e da aprendizagem. Isto faz com que o usuário pesquise novas informações, tornando os usuários protagonista de seu próprio aprendizado.
Saiba mais:
Avaliação de simuladores aplicados na educação tecnológica a distância
O Infográfico na Educação a Distância: uma contribuição para a aprendizagem
Sobre a autora
Delma Cristiane Morari
Coordenadora de Projetos e Designer Educacional na Designa. Mestra em Arquitetura e Urbanismo, bacharel em Administração. Atua na área da Educação a Distância desde 2008. Atualmente desenvolve atividades na EaD como coordenadora de projetos, designer educacional e tutora.