Design Instrucional (DI), de maneira geral, é o processo de transposição didática de conteúdos específicos de cada área de conhecimento para o formato virtual.
Ou seja, é a área que faz a adequação de qualquer tema para uma proposta didática que prioriza o cursista.
Assim como, suas necessidades e formas mais assertivas para a compreensão daquele assunto.
O DI surgiu da necessidade de instruções mais específicas de uma determinada prática.
Hoje em dia, a área é fundamental para o desenvolvimento de cursos e materiais para Educação a Distância (EaD).
Neste processo prioriza-se uma linguagem acessível e didática sempre pensando no público-alvo.
Com o avanço da internet e da tecnologia nas últimas décadas, a EaD também cresceu. Consequentemente o design instrucional ganhou mais espaço.
O profissional desta área, o designer instrucional, atua em vários objetos educacionais:
- no desenvolvimento de aulas;
- treinamentos corporativos;
- cursos;
- e-books;
- materiais didáticos;
- videoaulas;
- aulas narradas;
- infográficos;
- softwares;
- games;
- simuladores;
- Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA);
- entre outros objetos educacionais.
O papel do design instrucional é usar de estratégias didáticas para deixar o material mais compreensivo para quem está a distância.
Neste sentido, podem ser tanto a linguagem como a proposta de recursos tecnológicos e pedagógicos.
Por exemplo, no caso de jogos ou game, o recurso pode ser pensado como forma de aprendizado para determinados contextos. Posteriormente, proporcionará um momento em que o cursista se descontraia, mas que as estratégias sejam significativas na área em que for aplicada.
Neste caso, entre tantos outros, o designer instrucional pode sugerir o recurso como estratégia de aprendizado, após analisar o perfil dos cursistas.
O DI aprimora processos de ensino, de formação e melhora a experiência de aprendizagem. Com efeito, terá o interesse e o empenho por parte dos cursistas.
O resultado são materiais e recursos didáticos mais dinâmicos e significativos.
Uma empresa especialista neste serviço se baseia em garantir que o cursista, que estuda sozinho, seja priorizado no desenvolvimento do material.
Acreditando nisso, a Designa nasceu com a proposta de ser uma empresa com foco no design instrucional.
“Não adianta fazer cursos online com a tecnologia mais avançada do mercado se não há um especialista para estudar o público-alvo e entender se fará sentido e será assimilado de maneira efetiva”, explica a fundadora e coordenadora de DI, Cíntia Costa.
Sobre a autora
Brisa Teixeira
Jornalista desde 1998 e mestre em Educação pela UFSC (2015), com pesquisa e artigos publicados na área de EaD. Proprietária da Tic Tag Comunicação & Educação Acessíveis, especializou-se em conteúdos para pessoas com deficiência visual: Audiodescrição (AD) e narração de audiobooks e livros falados. Também faz Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e é revisora de trabalhos acadêmicos e produções editoriais.